Queijo fundo direito Queijo fundo direito

Tábua de frios com frutas para o verão: veja como combinar ingredientes!

13 de fevereiro de 2025

Por Galbani

Na imagem, há uma tábua de frios com frutas, queijos e salames em cima de mesa.

A tábua de frios é uma ideia que combina com qualquer evento, trazendo um toque de sofisticação e muito sabor. Seja em um brunch, uma noite romântica ou um encontro entre amigos, sempre vale a pena apostar nesses petiscos – principalmente se estiverem acompanhados de um bom vinho! A forma como a tábua de frios é montada depende muito de quem a prepara, podendo incluir novos ingredientes que combinem com a situação. Durante o verão, a dica é acrescentar frutas na mesa! Muitas delas, especialmente as da estação, trazem um toque de frescor ao paladar, além de harmonizarem muito bem com queijos e vinhos. Mas como montar uma tábua de frios com frutas? Aprenda a seguir!

O que não pode faltar em tábua de frios?

Para aprender a combinar frutas na tábua de frios é importante primeiro entender o que compõe a mesa. No geral, existem 5 categorias de alimentos que não podem faltar:

Queijos: o ideal é apostar em tipos variados, com texturas e sabores diferentes. Afinal, o queijo é o grande protagonista da tábua de frios. Camembert, Grana Padano, Parmesão, Brie e Provolone são ótimas sugestões. 

Embutidos e curados: eles fazem um com contraponto com os queijos graças aos sabores intensos. Os principais embutidos para uma tábua de frios são salame, mortadela e presunto, enquanto os melhores curados são presunto cru, bacon em fatias e pastrami. 

Pães: os pães na tábua de frios são responsáveis por limpar o paladar, permitindo assim uma degustação mais rica. Pão australiano, pão feito de de queijo provolone e sourdough são ótimas opções graças aos sabores e texturas variados.

Acompanhamentos: eles ajudam a complementar os sabores. Grissinis, castanhas e torradas entram nessa categoria, assim como as frutas. 

Molhos: eles são responsáveis por dar mais cremosidade, garantindo assim uma maior riqueza de textura ao paladar. Podem ser molhos, geleias e patês variados. A dica é sempre preparar mais de um para garantir variedade na mesa. 

Veja também: Como montar uma tábua de frios irresistível? Selecionamos o que não pode faltar

O que é bom para tábua de frios no verão?

Durante o verão, é importante escolher alimentos mais refrescantes para a tábua de frios. Como os conteúdos da mesa são servidos frios, já são naturalmente bons para a estação. Dentre os acompanhamentos, vale investir em torradinhas, castanhas e azeitonas. As frutas são uma ótima aposta, principalmente quando servidas bem geladinhas. Além disso, prefira molhos mais refrescantes, como os de ervas ou o molho pesto.

Qual fruta colocar na tábua de frios?

Como a tábua de frios preza pela praticidade de consumo, o ideal é apostar em frutas que sejam fáceis de comer, como uvas e morangos. Esse tipo de refeição também tem a diversidade de sabores como característica importante, então nada melhor do que testar frutinhas com gostos bem distintos, como damasco e kiwi. Outra sugestão é preferir sempre as frutas da estação, que são mais fáceis de encontrar e combinam perfeitamente com o verão. Alguns exemplos são uva, pêssego, pêra, melancia, abacaxi, acerola e mamão. 

Lembre-se de sempre deixar as frutas cortadinhas, no caso de serem grandes, e preparar uma boa organização da mesa. Vale colocar as frutinhas em taças e vasilhas sofisticadas ou, dependendo do tipo, espalhar pela mesa (como é o caso dos cachos de uva). Veja sugestões de frutas para tábua de frios:

  • Uva
  • Damasco
  • Kiwi
  • Morango
  • Pêra
  • Pêssego
  • Manga 
  • Melancia
  • Banana
  • Abacaxi
  • Acerola
  • Mamão 
  • Figo
  • Coco
  • Abacate

Como harmonizar queijos e frutas?

Você sabia que dá para combinar os sabores dos queijos com as frutas? Sabendo as técnicas de harmonização, você organiza uma mesa com ingredientes de sabores que complementam entre si, garantindo uma rica experiência gastronômica. Veja como harmonizar queijos e frutas!

Queijos moles: Brie e Camembert são os melhores exemplos de queijos moles para a tábua de frios. Eles combinam principalmente com frutas mais doces e pouco ácidas, pois elas ajudam a neutralizar a gordura do queijo. Os principais exemplos são melão, pêra, mamão e coco. Frutas vermelhas no geral, como morango e framboesa, são ótimas para combinar com queijos moles e suaves.

Queijos azuis: Roquefort e Gorgonzola são os queijos azuis mais consumidos em mesas de frios. Por serem fortes e mais salgados, combinam com frutas bem doces que trazem um contraponto de sabores. Banana, pêra, goiaba e mamão são ótimas sugestões. Frutas secas, como figo e ameixa seca também combinam bastante.

Queijos duros e maturados: Parmesão e Grana Padano são exemplos perfeitos de queijos duros e maturados que combinam bem com a tábua de frios. Eles apresentam sabores bem intensos graças ao maior período de maturação. O ideal é combiná-lo com frutas mais marcantes e com um maior teor de gordura. As melhores sugestões são abacate, uvas e figos.

Veja também: Qual queijo usar na tábua de frios? Confira opções de queijos italianos no mercado

Aposte nos queijos Galbani para uma tábua de frios completa e deliciosa

Uma verdadeira tábua de frios com frutas é aquela que tem ingredientes de qualidade. Afinal, eles trazem muito mais sabor e sofisticação! O Queijo Grana Padano Galbani é importado diretamente dos produtores italianos autorizados a fabricar esses produtos, garantindo assim o selo DOP de qualidade. Ele possui fabricação 100% artesanal e passa por 12 meses de maturação, garantindo um maravilhoso toque adocicado e frutado. Já o Queijo Parmesão Galbani tem um sabor sabor fresquinho, salgado e levemente amanteigado. Sua textura crocante traz uma sensação especial ao paladar, sendo assim uma ótima opção para deixar a tábua de frios com frutas muito mais rica. 

O que servir junto com tábua de frios? Veja dicas de vinhos para acompanhar!

Para que sua tábua de frios com frutas fique perfeita, é preciso providenciar vinhos para acompanhar! O ideal é sempre escolher mais de um rótulo, pois cada queijo combina melhor com um tipo. Além disso, essa variedade traz mais possibilidades de escolha para os convidados. Dentre os tintos, prefira aqueles levemente frutados para acompanhar as frutas presentes na tábua de frios. Malbec e Cabernet Sauvignon são vinhos de corpo médio ideais para a ocasião. 

Já os vinhos brancos são ainda mais fáceis de combinar com queijos e também ajudam a amenizar o clima quente. O Chardonnay é a opção perfeita, pois consegue ser ao mesmo tempo encorpado e suave. Os espumantes, no geral, também sempre caem bem. Uma dica importante ao tomar vinho no verão é servir as bebidas geladas e deixá-las sempre em um recipiente com gelo para manter a temperatura agradável no calor. 

Grana Padano

Saiba mais

Queijo Parmesão fracionado

Saiba mais
Queijo fundo esquerdo

Produtos

Queijo fundo direito