O mundo inteiro sabe que os italianos amam comer massa e queijo, mas existe outro alimento que eles adoram: pão! Por isso, é bem comum servir uma cestinha com pães junto da refeição principal. Uma tradição muito antiga na Itália é a de limpar o prato com uma fatia de pão depois de comer, garantindo que não sobre nada na mesa. Apesar de ser uma prática bem proveitosa, também gera uma certa polêmica: afinal, essa tradição é bem vista ou não?
Veja também: 10 pratos para ter uma verdadeira experiência gastronômica na Itália
Scarpetta: entenda cultura de limpar prato com fatia de pão
O nome dessa prática tão comum na Itália é “scarpetta”. Ela consiste em, ao final da refeição, passar com uma fatia de pão pelo prato para pegar todo o molho restante. Depois, é só comer o pão já repleto de molho e se deliciar mais um pouco com a comida. Essa prática traz muitas vantagens: evita o desperdício, deixa o prato totalmente limpo e ainda permite degustar o sabor por mais tempo, prolongando a experiência gastronômica. Algumas pessoas usam um garfo para passar com o pão no prato, enquanto outras usam diretamente as mãos para segurar a fatia.
Limpar prato com fatia de pão é aceitável ou falta de educação na Itália?
Essa é a grande polêmica envolvendo a “scarpetta”. Dentro de casa, em um ambiente informal e entre família ou amigos, não há o menor problema em limpar o prato com o pão. Na verdade, é bem provável que todo mundo faça a mesma coisa. Na região sul da Itália, a prática é ainda mais comum, sendo bastante reproduzida pelos italianos que moram ali. Porém, quando falamos de restaurantes mais chiques ou ambientes formais (como trabalho, jantar de negócios ou festa de casamento), a scarpetta pode não ser bem vista. Nessas situações, a prática pode ser considerada falta de educação e fora das normas de etiqueta. Por isso, é melhor não arriscar!
Se você for para a Itália e estiver em dúvida sobre fazer a scarpetta ou não, a dica é sempre levar em conta a ocasião. Em uma lanchonete, barzinho, casa (sua ou de amigos) ou em um restaurante casual, a scarpetta está mais do que permitida! Já em restaurante cinco estrelas, eventos sociais e ocasiões formais, prefira não praticar. Nesses casos, se você quiser muito, opte pelo menos por fazer a scarpetta usando um garfo para guiar o pão, evitando tocá-lo diretamente com as mãos.
Qual a origem da scarpetta na cultura italiana?
Mas afinal, de onde surgiu essa prática tão curiosa entre os italianos? Na verdade, ninguém sabe a origem exata, mas existem diversas teorias ao redor da scarpetta. Muitas delas têm relação direta com a tradução do seu nome: “scarpetta” significa “sapatinho” em italiano. Isso significa que a expressão popular italiana “fare la scarpetta” significa “fazer no sapatinho”.
Para alguns, esse nome é uma referência ao fato de que o pão passando pelo prato parece uma sola de sapato que arrasta tudo que está no chão. Já outras pessoas acreditam que a scarpetta venha da palavra “scarsetta“, que quer dizer “escassez” em italiano. Nessa teoria, o ato de limpar o prato com pão seria uma forma que os italianos mais pobres encontraram de evitar desperdício e aproveitar toda a comida que tinham. Seja qual for a história por trás dessa tradição, o fato é que se mantém viva até hoje na Itália.
Ideias de pratos com molho para fazer a scarpetta após a comida!
Com os italianos, não há desperdício: qualquer prato com molho pode ser “vítima” da scarpetta! Basta sobrar um pouquinho no prato que você já vai ver alguém molhando o pãozinho para tratar de limpar qualquer resquício. A Itália é um país de culinária muito rica, com destaque para as massas e seus molhos especiais, normalmente preparados com ingredientes bem frescos. Veja a seguir algumas comidas italianas com molho que com certeza vão te fazer querer limpar o prato com uma fatia de pão:
- Fettuccine Alfredo
- Nhoque ao Molho Pesto
- Lasanha à Bolonhesa
- Macarrão Espaguete ao Molho Sugo
- Fettuccine com Frango ao Molho de Cogumelos
- Berinjela à Parmegiana
- Espaguete ao Molho Branco
- Tortellini In Brodo
- Tagliatele à Bolonhesa
Veja também: 5 ideias de molho para nhoque com receitas fáceis e deliciosas
Queijos Galbani trazem toque italiano para suas receitas!
Se existe um ingrediente que está presente em praticamente qualquer receita italiana (além do pão como acompanhamento), é o queijo! Eles podem ser usados tanto no preparo de molho, na finalização de pratos ou na hora de gratinar. Se você quer preparar uma receita italiana em casa, saiba que esse ingrediente jamais pode faltar. Os queijos Galbani, marca nº1 de queijos na Itália, vão te ajudar a chegar no prato perfeito, já que trazem um toque italiano bem especial para qualquer refeição.
O Queijo Parmesão Galbani, por exemplo, tem um sabor intenso e levemente adocicado, com uma crocância especial que o torna perfeito para o preparo de molhos e na finalização de pratos. O Queijo Mussarela Galbani, por sua vez, tem um sabor mais suave e textura macia, facilitando seu derretimento e tornando-o ideal para recheios e molhos.
Já o Queijo Parmigiano Reggiano Galbani e o Queijo Grana Padano Galbani são importados diretamente da Itália e contam com o selo DOP de qualidade. Ambos são queijos bem intensos, mas o primeiro tem um toque mais forte e adocicado, enquanto o segundo é mais delicado e com notas amendoadas. Aproveitar os queijos Galbani em suas receitas é uma forma de trazer um pedacinho da Itália para sua casa, garantindo refeições deliciosas que vão te fazer querer limpar o prato com um pãozinho!