De um lado, o creme de ricota com suas raízes italianas; do outro, o brasileiríssimo requeijão cremoso. Com textura e sabor irresistíveis, esses dois produtos são super queridinhos na cozinha, especialmente por conta de sua versatilidade. Entre tantos usos, eles são perfeitos para rechear sanduíches, adicionar cremosidade às pastinhas e dar aquele toque especial em pratos doces e salgados.
Apesar de ambos serem produtos lácteos, cada um tem as suas particularidades. Veja, a seguir, as principais diferenças entre o creme de ricota e o requeijão cremoso e entenda como aproveitar o melhor de cada um em suas receitas!
O que é creme de ricota?
Originária da Itália, a ricota é um dos queijos frescos mais deliciosos e saudáveis que existem. O seu nome deriva da sua forma de fabricação: o soro resultante da produção do queijo é cozido uma vez e depois recozido (“ri-cotta” em italiano). Da necessidade de criar algo leve, versátil e fácil de espalhar, nasceu o creme de ricota, feito especialmente com ricota fresca, leite e creme de leite.
Aqui no Brasil, uma das melhores opções é o Creme de Ricota Galbani, a marca de queijos preferida dos italianos. Além de ter o verdadeiro sabor de queijo fresco, essa delícia láctea tem uma cremosidade sem igual e vai bem a qualquer hora do dia: do café da manhã ao lanchinho antes de dormir.
E para quem busca uma alternativa mais leve, o Creme de Ricota Light Galbani mantém toda a cremosidade, textura e sabor do produto, mas com menos calorias. Perfeito para incluir em uma dieta balanceada e gostosa.
O que é requeijão cremoso?
Apesar de haver outros queijos cremosos parecidos ao redor do mundo, o requeijão cremoso é uma invenção genuinamente brasileira. Seu processo de fabricação mais comum envolve a pasteurização, coagulação e fermentação do leite. Assim como o creme de ricota, ele também leva creme de leite em sua composição final.
No mercado, existem várias versões de requeijão cremoso, como o tradicional, o light e os condimentados (pimenta, ervas finas, parmesão, entre outros). Consumido praticamente em todo o país, seu uso culinário é bastante variado. Ele acompanha perfeitamente o pãozinho e a torrada, serve como recheio de salgados – como empadas e coxinhas – e adiciona cremosidade a molhos, massas e purês.
Então, qual a diferença entre creme de ricota e requeijão cremoso?
Basicamente os dois se diferem pelo processo de fabricação. Enquanto o creme de ricota é composto principalmente de ricota, que usa o soro do leite, o requeijão cremoso é feito a partir da massa láctea por fermentação, na maioria dos casos.
Em termos de perfil nutricional, o creme de ricota sai na frente. Esse produto geralmente tem um teor de gordura menor do que o requeijão cremoso, o que faz dele uma opção mais leve e saudável. Por ser produzido com o soro do leite, também tem um alto valor proteico, assim como menos calorias e carboidratos.
Deixando as diferenças de lado, ambos são ideais para quem ama dar um toque de cremosidade às receitas. A textura e o sabor suave facilitam sua inclusão tanto em pratos doces como salgados. Eles também são ótimos substitutos da manteiga que espalhamos no pão, assim como do creme de leite que a gente costuma utilizar em sopas, molhos, recheios e outros tipos de preparo.