18 de setembro de 2024
Conchiglione recheado com Creme de Ricota Galbani e espinafre refogado no alho, depois gratinado com molho de tomate e queijo parmesão.
O conchiglione é um macarrão grano duro, que tem o formato de concha, daí seu nome, que deriva da palavra italiana para concha: conchiglia. Por ter leves ranhuras na parte de fora e um espaço interno para receber o recheio à sua escolha, ele é um verdadeiro prato sofisticado e completo, pois oferece muita versatilidade em seu recheio e absorve bem o molho escolhido para acompanhar. O macarrão conchiglione foi criado a partir do macarrão tradicional pelos sicilianos de origem árabe-mourisca e é muito popular na costa do Mar Mediterrâneo.
O conchiglione recheado é o modo de preparo mais utilizado para essa massa. Para deixar a receita ainda mais saborosa, a travessa é levada ao forno para gratinar com Queijo Parmesão Ralado Galbani, por isso, é importante que o cozimento seja al dente, para que não seja cozido demais e amoleça.
O conchiglioni é extremamente multifuncional e vai bem com a grande maioria dos recheios, sejam eles de queijo, carnes ou frutos do mar, que são as proteínas frequentemente combinadas com esse tipo de massa. Nesta receita, utilizamos o Creme de Ricota Galbani, que é tão versátil quanto o conchiglione e feito com os melhores ingredientes, possibilitando textura e sabor fresco que podem complementar diversos pratos. Já o Queijo Parmesão Ralado Galbani é a melhor opção para a finalização do prato, garantindo o gratinado perfeito.
Outra receita clássica na qual o macarrão tem o papel de protagonista é a conchiglione pescatore, originária da Itália, que leva de vieiras a camarões e mexilhões cozidos no vinho, repolho e ainda especiarias como pimenta do reino. Outro item que harmoniza com a massa é o cogumelo, que tem um sabor suave e pode colaborar com a aparência também.