Existe uma grande dúvida no mundo da culinária que é comum a muitas pessoas: pode congelar queijo ou isso estraga o produto? Diversos alimentos não só podem como devem permanecer congelados até o consumo, pois é uma forma de prolongar sua vida útil. A técnica do congelamento garante a manutenção da textura e do sabor, além de evitar oxidação e contaminação por agentes externos.
No caso dos queijos, é importante prestar bastante atenção porque não é todo tipo que pode ficar no congelador. Os frescos, como o minas e o brie, são exemplos daqueles que jamais devem ser congelados, pois ficam com sabores bem diferentes depois que saem do refrigerador. Mas e o queijo mussarela: ele pode ser congelado? Saiba o jeito certo de armazenar esse queijo tão amado pelos brasileiros!
Pode congelar queijo mussarela ou não?
O queijo mussarela é um dos mais encontrados nos lares brasileiros por ser bem macio, delicado e versátil. Muitas pessoas o compram em grande quantidade e pensam em congelá-lo para garantir sua durabilidade. Se você está em dúvida se pode congelar queijo mussarela, a resposta é sim! Como os queijos amarelos têm uma quantidade de gordura um pouco maior, conseguem ser congelados por mais tempo sem sofrer tantas alterações.
O sabor costuma se manter o mesmo, mas é importante saber que a textura pode variar um pouco e se tornar mais quebradiça após o descongelamento. Isso é bom para quem quer comer queijo mussarela ralado porque vai facilitar bastante na hora de ralar, mas pode ser um problema para quem deseja manter sua maciez. Portanto, você pode congelar mussarela, mas é importante levar essa pequena mudança em consideração.O queijo mussarela é um dos mais encontrados nos lares brasileiros por ser bem macio, delicado e versátil. Muitas pessoas o compram em grande quantidade e pensam em congelá-lo para garantir sua durabilidade. Se você está em dúvida se pode congelar queijo mussarela, a resposta é sim! Como os queijos amarelos têm uma quantidade de gordura um pouco maior, conseguem ser congelados por mais tempo sem sofrer tantas alterações.
O sabor costuma se manter o mesmo, mas é importante saber que a textura pode variar um pouco e se tornar mais quebradiça após o descongelamento. Isso é bom para quem quer comer queijo mussarela ralado porque vai facilitar bastante na hora de ralar, mas pode ser um problema para quem deseja manter sua maciez. Portanto, você pode congelar mussarela, mas é importante levar essa pequena mudança em consideração.
Qual a melhor maneira de congelar mussarela?
O principal cuidado que se deve ter quando congelar queijo mussarela é evitar seu ressecamento. Quando ele fica desprotegido e em contato com o ar gelado do refrigerador, sua textura pode ficar bem ressecada e quebradiça. Por isso, você deve colocar o produto dentro de um pote hermético bem vedado que impeça o contato do produto com o ar. Na falta do potinho, use um papel filme ou papel alumínio para enrolar a mussarela. Em seguida é só colocar o pote hermético com o queijo dentro do congelador.
Veja também: Qual a maneira certa de cortar queijo?
Como descongelar o queijo mussarela?
O recomendado é descongelar o queijo mussarela por etapas. Se você apenas tirar o produto do congelador e deixá-lo em contato com o ar externo, ele passará por uma mudança de temperatura muito brusca. Isso pode acabar trazendo alterações na consistência e na própria qualidade do queijo.
Primeiro, retire a mussarela do congelador e deixe-a na geladeira por cerca de 24h (ainda dentro do pote hermético). Esse tempo permite que a água do queijo seja reincorporada, evitando o ressecamento. Além disso, o processo ajuda a manter as propriedades do produto o mais próximo possível do original. Depois desse período, retire o queijo da geladeira e ele estará pronto para consumo. Vale ressaltar que você nunca deve congelar e descongelar o mesmo queijo mais de uma vez, pois pode acabar estragando.
Quanto tempo a mussarela pode ficar congelada?
Seguindo todos os cuidados indicados, você pode congelar queijo por bastante tempo! A mussarela pode ser mantida entre 30 a 60 dias no congelador, mas lembre-se de sempre conferir a data de validade porque o congelamento não a altera.
Dá para congelar queijo mussarela fatiado?
Você pode congelar mussarela fatiada sem problema nenhum, mas é importante ter um cuidado especial. Se você colocar as fatias todas juntinhas como vem na embalagem, elas vão acabar grudando. A dica para isso não acontecer é adicionar um pedaço de papel manteiga entre cada fatia. Esse cuidado impede que elas se juntem e ainda ajuda a manter as condições ideias do produto. Depois disso, é só colocar as fatias separadas pelos papeis dentro do pote hermético (ou enroladas no papel alumínio/plástico filme) e levar ao congelador.
Como conservar o queijo mussarela?
O congelamento do queijo mussarela é uma técnica adequada quando se tem uma quantidade muito grande do produto ou quando ele precisa durar muito tempo. Já se você comprou o queijo e vai consumi-lo nos próximos dias, não há necessidade de congelar. Nesse caso, o jeito certo de como armazenar queijo mussarela é na geladeira.
Você pode mantê-lo na embalagem caso ela seja propícia ao armazenamento. Se esse não for o caso, porém, o ideal é colocar o queijo dentro de um pote hermético para evitar o contato com o ar e preservar suas propriedades (sabor e textura). O recomendado é guardar a mussarela nas prateleiras do meio da geladeira, pois elas ficam nem tão perto e nem tão longe da saída de ar, o que evita o ressecamento do queijo.
Veja também: Como conservar queijo parmesão?
Aposte no Queijo Mussarela Galbani para um produto de qualidade
A melhor forma de manter a vida útil do queijo é sempre apostar em produtos de qualidade. O Queijo Mussarela Galbani conta com uma produção de alta qualidade que garante sabor suave e textura super macia. Ele já vem em fatias soltinhas, perfeitas para o preparo de sanduíches, pizzas e diversas outras receitas. A mussarela em fatias da marca nº1 da Itália vem em uma embalagem com sistema abre fácil, que garante maior facilidade no dia a dia e a conservação do produto mesmo após aberto.
Veja também: Conheça os principais tipos de queijo italiano