Pizza e vinho é uma das combinações mais deliciosas que existe! De origem italiana, a pizza é um prato bastante popular em todo o mundo, inclusive no Brasil. Ela pode ser consumida acompanhada de várias bebidas, mas o vinho é uma das melhores pedidas. Quando se escolhe o rótulo ideal, os sabores conseguem se complementar muito bem, levando a uma experiência gastronômica altamente rica e irresistível! Porém, se você ainda não sabe como escolher o melhor vinho para cada sabor, não se preocupe! Veja a seguir como harmonizar pizza e vinho e aprenda 10 dicas para nunca mais errar!
Qual o melhor tipo de vinho para comer com pizza? Veja “regras” de harmonização!
A melhor forma de harmonizar pizza e vinho é através da harmonização por semelhança. Isso quer dizer que você precisa escolher rótulos que tenham características semelhantes ou parecidas com a da pizza em questão. A melhor forma de definir isso é prestando atenção na quantidade de molho de tomate, na presença de queijo e no sabor do recheio.
A maioria das pizzas usa molho de tomate como base. Ele tem um caráter um pouco mais ácido, então pizzas que levam muito desse ingrediente pedem vinhos mais equilibrados que ajudem a balancear o sabor. O ideal é apostar em rótulos com taninos delicados, que combinam com a acidez. Os tintos de média estrutura e os brancos mais encorpados são boas opções.
Já as pizzas com muito queijo pedem vinhos de maior acidez. A gordura dos queijos acaba trazendo bastante intensidade ao prato. Esses rótulos mais ácidos são indicados porque ajudam justamente a balancear e contrastar a gordura. As bebidas com toques frutados e refrescantes também são ótimas para cumprir essa função. Para harmonizar pizzas com muito queijo, vale a pena apostar nos brancos, espumantes e rosés.
Por fim, o sabor do recheio também dita qual é o melhor vinho para harmonizar. Pizzas com carnes brancas, peixes e legumes são mais delicadas e pedem vinhos brancos mais leves. Já se houver carne vermelha, o ideal é testar um tinto encorpado, que é mais indicado para pratos pesados. Pizzas com sabores frescos (por ter manjericão e pesto, por exemplo), ficam perfeitas com vinhos aromáticos com notas herbáceas. Por fim, pizzas mais apimentadas devem ser servidas com rótulos de menor teor alcoólico.
Veja também: Vinho para cada tipo de massa: saiba harmonizar alguns dos pratos mais famosos
Qual vinho harmoniza com pizza? Veja como harmonizar 10 sabores de pizza!
Seguindo as técnicas apresentadas, fica mais fácil entender como harmonizar vinhos e pizzas. Para te ajudar mais ainda, veja 10 dicas de harmonização com alguns dos sabores mais populares de pizza para você testar e se deliciar:
1) Pizza de calabresa
A pizza de calabresa tem um sabor bem intenso, salgadinho e levemente apimentado. O ideal é apostar em vinhos de maior acidez e taninos marcantes que ajudam a equilibrar os sabores. Notas frutadas também ajudam a favorecer o gosto desse sabor tão tradicional e popular. A pizza de calabresa harmoniza com vinhos tintos Sangiovese e Cabernet Sauvignon.
2) Pizza marguerita
A pizza marguerita tem um sabor mais refrescante, graças à presença de tomate e manjericão. O ideal é apostar em vinhos que também tenham um toque de refrescância, com notas herbáceas, aromas florais e gosto mais leve. Os melhores vinhos para harmonizar com pizza marguerita são os brancos Sangiovese e Chianti.
3) Pizza de pepperoni
A pizza de pepperoni é um pouco mais apimentada que a de calabresa. Seu sabor também é bem intenso e salgado. Por isso, vale a pena investir em rótulos mais ácidos e com notas frutadas. Os tintos Cabernet Sauvignon e Riesling são boas opções de vinhos para harmonizar com pizza de pepperoni.
4) Pizza de quatro queijos
A pizza de quatro queijos conta com sabores bem intensos graças à presença dos mais variados tipos desse laticínio tão delicioso. Gorgonzola, mussarela, parmesão e catupiry são alguns dos mais utilizados nesse clássico gastronômico, cada um trazendo suas peculiaridades. Como os gostos são bem marcantes e complexos, é bom apostar em vinhos mais refrescantes e ácidos, pois eles ajudam a limpar o paladar e balancear a gordura. O branco Chardonnay é um dos melhores vinhos para harmonizar com pizza de quatro queijos, assim como o Cabernet Sauvignon e o tinto Pinot Noir.
5) Pizza de frango com requeijão
A pizza de frango com requeijão foi inventada no Brasil e é um dos sabores preferidos de muitos brasileiros. Ela traz uma mistura do sabor suave da carne branca com a cremosidade do catupiry. Por isso, a dica é apostar em vinhos brancos delicados, refrescantes e de boa acidez. O Chardonnay e o Pinot Noir são ótimas opções de vinhos para harmonizar com pizza de frango com requeijão.
6) Pizza de cogumelo
A pizza de cogumelo tem um sabor bem intenso e que contrasta bem com a crocância da massa e a cremosidade do queijo. O ideal é apostar em vinhos que sejam mais delicados, com um toque de refrescância e até mesmo de aromas terrosos. Dentre as melhores opções de vinho para pizza de cogumelo estão o Carmenère e o Pinot Noir.
7) Pizza de bacon
A pizza de bacon tem um sabor defumado, intenso e altamente marcante. O ideal é apostar em rótulos de maior acidez, pois eles ajudam a equilibrar a gordura do prato. Alguns dos melhores vinhos para pizza de bacon são o Malbec e o Chianti.
8) Pizza de carne seca
A pizza de carne seca tem um sabor bem intenso, salgado e presente. Para harmonizar, vale a pena investir em vinhos tintos, que são os que mais combinam com carne vermelha. A dica é optar por aqueles rótulos mais encorpados e de maior acidez. O Malbec e o Cabernet Sauvignon são ótimos vinhos para pizza de carne seca.
9) Pizza de camarão
Pizza de camarão tem um clássico sabor refrescante e delicado, típico de pratos com frutos do mar. Sem dúvidas, o melhor a se fazer na hora de harmonizar é optar por vinhos que apresentem refrescância, aromas frescos e notas frutadas. O Chardonnay e o rosé Sauvignon Blanc são ótimas ideias de vinhos para pizza de camarão.
10) Pizza vegetariana
A pizza vegetariana leva legumes frescos em seu recheio. Por não contar com carnes e ser naturalmente mais levinha, ela pede rótulos de maior refrescância e toques frutados que também não pesem o prato. Alguns bons exemplos de vinho para pizza vegetariana são o Lambrusco e o rosé Pinot Noir.
Veja também: Você comeria? 10 sabores de pizza inusitados para provar ao redor do mundo
Dica bônus: use Queijo Mussarela Galbani para aprimorar o sabor da sua pizza
Se você quer ter uma verdadeira experiência gastronômica, vale a pena apostar em ingredientes de alta qualidade no preparo da receita. O queijo é um dos ingredientes mais utilizados em pizzas e costuma aparecer em todos os sabores. Na hora de fazer o recheio, a dica é optar pelo queijo mussarela. Esse tipo do laticínio apresenta uma maior facilidade para derretimento quando entra em contato com o calor. Por isso, a mussarela é sempre uma das mais indicadas no preparo de pizzas.
O Queijo Mussarela Galbani tem sabor suave e delicado, além de uma maravilhosa textura macia. Ele apresenta o ponto de derretimento ideal, o que torna perfeito para recheio de pizzas de sabores variados. O produto da marca nº1 de queijos na Itália traz um toque italiano que deixa qualquer receita irresistível e extremamente deliciosa. Depois de utilizar o Queijo Mussarela Galbani e preparar sua pizza, é só escolher o vinho que melhor harmoniza e aproveitar sua refeição rica em sabores especiais!