20 de dezembro de 2024
Agnolotti preparado com massa caseira fina e recheado com carne desfiada e Parmigiano Reggiano Galbani. Servido com molho de tomate e finalizado com Parmigiano Reggiano Galbani ralado.
Para a massa:
Para o recheio:
Para o molho:
Finalização:
O agnolotti é um tipo de massa recheada em formato de quadradinhos que lembram mini-pasteis. Essa receita italiana é muito comum na ceia de Natal italiana e tem uma forte relação com a cultura do país. Acredita-se que o prato tenha surgido na região de Piemonte durante a Idade Média, quando um cozinheiro inventou a massa recheada como forma de reaproveitar sobras de carne. A receita original era recheada com carne assada ou vegetais, sendo que o queijo também é um ingrediente muito utilizado no recheio.
O agnolotti costumava ser servido principalmente em festas especiais, mas aos poucos foi se espalhando por toda a Itália e também por outras partes do mundo. Hoje, é uma iguaria muito consumida pelos italianos e ganha destaque durante as festas de fim de ano no país, já que muitos gostam de comer agnolotti na ceia de Natal.
Veja também: 8 dicas para montar uma tábua de frios irresistível para o Natal e ano novo
Existem diversos tipos de massas recheadas e é muito fácil confundi-las. O agnolotti, por exemplo, é bem parecido com o ravioli. Os dois são massas pequenas cortadas em formato de quadradinhos que podem ter recheios variados. A diferença está na forma em que são fechadas. O ravioli possui os quatro lados serrilhados, enquanto o agnolotti tem apenas três. O quarto lado é o que faz a dobra e, por isso, fica liso.
Veja também: Tipos de macarrão: um guia para conhecer melhor as variadas massas italianas
A massa agnolotti é feita com uma mistura de farinha de trigo, ovos, azeite e sal. É importante que, após a mistura dos ingredientes, você deixe a massa descansar por pelo menos 30 minutos. Isso faz com que ela cresça e tenha suas características (como textura e sabor) aprimoradas. O recheio do agnolotti leva carne desfiada, cebola, alho, sal e pimenta-do-reino. O segredo para deixá-lo ainda mais especial é adicionar o parmigiano reggiano ralado depois que a mistura já tiver esfriado.
A montagem do agnolotti pode parecer difícil, mas na verdade é bem simples se você tiver atenção e delicadeza. Primeiro, você deve abrir a massa com um rolo ou cilindro de espessura fina. Depois, você precisa cortar a massa em quadrados de aproximadamente 5x5cm. Esse tamanho é o suficiente para conseguir adicionar o recheio e dobrar a massa sem deixá-la muito vazia ou lotada.
O recheio deve ser colocado em pequenas quantidades e bem no centro dos quadrados para facilitar na hora de cozinhar. Dobre a massa ao meio e use um cortador de massa para fechar as três laterais, deixando a parte que foi dobrada intacta. Caso não tenha o cortador, vale improvisar e apertar as laterais com um garfo. Depois disso, é só cozinhar os agnolotti.
O queijo é um ingrediente que está sempre presente nas receitas italianas, e isso não é diferente com o agnolotti. O parmigiano reggiano é um queijo famoso por seu sabor bastante intenso e levemente adocicado. Como ele passa por um período de maturação de pelo menos 12 meses, seu gosto e aroma são extremamente desenvolvidos. Na receita de agnolotti, o parmigiano reggiano é usado para trazer um toque especial ao recheio de carne. Ele também pode ser aproveitado na finalização do prato: basta salpicar o queijo ralado por cima dos quadradinhos de massa para dar aparência e sabor especiais.
O Queijo Parmigiano Reggiano Galbani, marca nº1 de queijos na Itália, é importado diretamente dos produtores italianos autorizados a produzi-lo. Ele é feito de forma 100% natural e passa por 12 meses de maturação, levando a um delicioso sabor de intensidade acentuada. Ele possui toques levemente adocicados e notas frutadas, garantindo uma experiência gastronômica completa ao paladar. O Parmigiano Reggiano Galbani é perfeito para o preparo de receitas variadas, incluindo o tradicional agnolotti italiano.