20 de dezembro de 2024
Biscoitos preparados com Manteiga sem sal Galbani, melado, gengibre em pó, canela e açúcar mascavo. Decorados com glacê à base de açúcar de confeiteiro e suco de limão.
Para a massa:
Para o glacê:
O biscoito de gengibre é um dos símbolos natalinos mais clássicos! Ele é mais popular na ceia de Natal dos países da Europa e Estados Unidos, mas também é adorado por muitas famílias brasileiras. Além de ser delicioso, o momento de cozinhar o biscoito de gengibre é tradição em muitas famílias que se divertem na cozinha ao assar os cookies. Mas afinal, qual a relação entre biscoito de gengibre, natal e festas de fim de ano?
Um conto publicado em 1875 conta a história de um casal que não conseguia ter filhos. A senhora decidiu assar um biscoito de gengibre no formato de boneco mas, quando o retirou do forno, ele ganhou vida e saiu correndo. O casal correu atrás do boneco, que gritava “eu sou o homem de biscoito de gengibre”. Ele correu tanto que conseguiu fugir de todos que estavam atrás dele.
Assim surgiu a história do biscoito de gengibre! Receita começou a se popularizar depois disso entre os ingleses, que faziam biscoitinhos durante o inverno (período em que ocorre o Natal na Europa). Acredita-se que a própria Rainha Elizabeth I mandava fazer bonecos de biscoito de gengibre para servir em suas festas de Natal. Existe também a teoria de que os europeus já faziam casinhas e bonecos com pão de mel durante a época medieval , o que teria originado a tradição dos biscoitos mais tarde. Seja qual for a história certa, uma coisa é certa: o biscoito de gengibre de Natal se popularizou e, hoje em dia, deixa qualquer ceia mais gostosa e divertida!
Veja também: Panetone salgado
O preparo de biscoito de gengibre é bem parecido com o de cookies tradicionais, mas possui alguns ingredientes diferentes. Como o próprio nome já diz, o gengibre em pó é a estrela da receita, que conta ainda com canela, cravo, melado, açúcar mascavo, ovo, manteiga, farinha de trigo, sal e fermento. A primeira dica para fazer um delicioso biscoito de gengibre de Natal é sempre misturar os ingredientes mais cremosos e líquidos separados dos ingredientes sólidos. Apenas depois disso você deve misturar tudo e, quando a massa estiver bem homogênea, leve para a geladeira por 30 minutos. Isso ajuda a firmar a massa antes de ser levada ao forno.
Quando abrir a massa, cheque se há uma espessura de cerca de 0,5 cm para garantir que os biscoitos não fiquem nem muito finos e nem grossos após assar. Não esqueça do papel manteiga na forma para evitar que eles grudem na travessa. Outra dica muito importante é sempre esperar que os biscoitos esfriem antes de decorar. Se você colocar o glacê na massa quente, muito provavelmente ela não vai aguentar e se desmanchará.
Por fim, lembre-se de usar a manteiga sempre em temperatura ambiente e tenha atenção na quantidade: 100g é a medida perfeita! Vale ressaltar que o biscoito de gengibre fica muito mais gostoso quando preparado com ingredientes de qualidade. A Manteiga sem sal Galbani traz o sabor autêntico da Itália, com uma cremosidade incomparável e um delicioso sabor refinado. O produto é produzido com a mais alta qualidade, deixando a receita mais elaborada e gostosa.
Veja também: Qual o benefício da manteiga sem sal?
A decoração é a parte mais divertida de preparar o biscoito de gengibre! Natal possui alguns símbolos bem específicos, como flocos de neve, Papai Noel, presentes, sinos e renas. Por isso, você pode decorar os biscoitos com esses desenhos: basta cortar no formato ideal e se aventurar na glaçagem da receita. Biscoito de gengibre no formato de boneco é um dos mais famosos que tem. Se optar por este modelo, lembre-se de decorar os olhos, a boca e uma roupinha especial (se ela for natalina, o biscoito ganha um charme ainda maior).
Para preparar o glacê dessa receita de Natal, basta fazer uma mistura de açúcar de confeiteiro, água e suco de limão. Caso não tenha saco de confeiteiro com bico fino, você pode pegar uma sacola plástica e fazer um furo bem pequenininho em uma das pontas. O resultado também fica ótimo e, é claro, super delicioso!