Queijo fundo direito Queijo fundo direito
Italianas

Canelone de Ricota com Espinafre

19 de setembro de 2024

Por Galbani

Três canelone de ricota com espinafre em prato
Duração

1h

Porções

4 porções

Produtos

Creme de Ricota

Canelone de ricota com espinafre preparado com massa de lasanha fresca, Creme de RIcota Galbani, espinafre e alho. Com molho de Creme de RIcota Galbani, creme de leite e parmesão, finalizado com mussarela para gratinar.

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Pré-aqueça o forno a 180ºC

Para massa:

  1. Em uma frigideira grande e aquecida, adicione o azeite, o alho e deixe refogar;
  2. Adicione o espinafre e tempere com sal e pimenta do reino a gosto;
  3. Assim que o espinafre tiver murchado, retire da frigideira e reserve em uma peneira para que a água escorra;
  4. Transfira o espinafre frio para uma tigela, adicione o Creme de Ricota Galbani e mexa até ficar homogêneo;
  5. Tempere o recheio com sal e pimenta;
  6. Em uma tábua, coloque a folha da massa de lasanha e com o dedos molhe as bordas para ajudar a fechar;
  7. Adicione 2 colheres de sopa de recheio cheias na extremidade da massa e enrole até o final;
  8. Repita o processo com toda a massa e acomode os canelones em uma travessa retangular lado a lado (40cm x 23 cm aproximadamente);

Para molho:

  1. Em uma panela pequena adicione o creme de leite, Creme de Ricota Galbani e o queijo parmesão e leve ao fogo baixo por 5 minutos ou até que o parmesão derreta e se misture ao molho (cuidado com o fogo para não talhar o molho);

Finalização:

  1. Despeje o molho sobre os canelones na travessa;
  2. Salpique a mussarela e leve ao forno por 25 minutos ou até dourar; 
  3. Sirva finalizando com folhas de manjericão.

O que é canelone? Receita com ricota e espinafre é de origem italiana

 

O canelone é um dos pratos mais clássicos da culinária italiana. Essa massa faz muito sucesso porque, além de ser super saborosa, também é versátil e pode contar com uma infinidade de recheios. O canelone é basicamente uma massa em formato de tubo cilíndrico. Em seu interior fica o recheio e o lado externo é coberto por um molho. Normalmente, é adicionado ainda um pouco de queijo por cima da massa de canelone para gratinar. 

 

A receita de canelone é bem antiga e, apesar de não ter uma data bem definida, acredita-se que surgiu no século XIX na Itália. Seu sucesso em território italiano é bem grande até os dias de hoje e também passou a ganhar fama no mundo inteiro. Uma curiosidade é que, apesar de muita gente confundir, canelone e rondelle são coisas diferentes. Os dois são realmente bem parecidos, mas o rondelli tem uma massa um pouco mais fina e sua apresentação costuma ser com a massa cortada em rodelas, enquanto o canelone normalmente fica em seu formato cilíndrico longo.

 

Como fazer canelone? Creme de ricota com espinafre traz sabor marcante ao recheio

 

Uma das formas mais tradicionais de como fazer um canelone é com o recheio de ricota com espinafre. Essa combinação é poderosa, pois une a cremosidade do laticínio com o sabor adstringente e refrescante do vegetal. O primeiro passo de como fazer canelone é preparar justamente o recheio. A escolha dos ingredientes é fundamental para garantir uma refeição de qualidade. O Creme de Ricota Galbani possui o verdadeiro sabor do queijo fresco. Além disso, sua consistência mais cremosa e densa garante que o recheio fique no ponto certo: sem desmanchar e sem ficar duro. 

 

Uma dica de como fazer um canelone recheado é adicionar o recheio na extremidade da massa e, só então, enrolar até o final. O Creme de Ricota Galbani também pode ser usado no molho que será despejado por cima da massa de canelone. Basta misturá-lo com o creme de leite e o queijo parmesão. A dica final é salpicar um pouco de mussarela por cima para gratinar. 

 

Receita de canelone de ricota com espinafre é ideal para jantar romântico 

 

O canelone recheado com ricota e espinafre é a opção perfeita para servir no jantar. Ele possui um sabor ao mesmo tempo leve e acentuado. Sua apresentação também fica muito bonita, já que conta com o molho por cima e o queijo gratinado. Por isso, é uma ótima ideia de refeição para um jantar romântico. 

 

Essa receita de canelone harmoniza bem com vinhos brancos mais encorpados e de acidez moderada. Alguns exemplos são o Pinot Grigio ou o Sauvignon Blanc. A combinação de vinhos com canelone de ricota com espinafre deixa qualquer jantar mais especial.

Queijo fundo esquerdo

Produtos

Queijo fundo direito