19 de setembro de 2024
Canelone de ricota com espinafre preparado com massa de lasanha fresca, Creme de RIcota Galbani, espinafre e alho. Com molho de Creme de RIcota Galbani, creme de leite e parmesão, finalizado com mussarela para gratinar.
O canelone é um dos pratos mais clássicos da culinária italiana. Essa massa faz muito sucesso porque, além de ser super saborosa, também é versátil e pode contar com uma infinidade de recheios. O canelone é basicamente uma massa em formato de tubo cilíndrico. Em seu interior fica o recheio e o lado externo é coberto por um molho. Normalmente, é adicionado ainda um pouco de queijo por cima da massa de canelone para gratinar.
A receita de canelone é bem antiga e, apesar de não ter uma data bem definida, acredita-se que surgiu no século XIX na Itália. Seu sucesso em território italiano é bem grande até os dias de hoje e também passou a ganhar fama no mundo inteiro. Uma curiosidade é que, apesar de muita gente confundir, canelone e rondelle são coisas diferentes. Os dois são realmente bem parecidos, mas o rondelli tem uma massa um pouco mais fina e sua apresentação costuma ser com a massa cortada em rodelas, enquanto o canelone normalmente fica em seu formato cilíndrico longo.
Uma das formas mais tradicionais de como fazer um canelone é com o recheio de ricota com espinafre. Essa combinação é poderosa, pois une a cremosidade do laticínio com o sabor adstringente e refrescante do vegetal. O primeiro passo de como fazer canelone é preparar justamente o recheio. A escolha dos ingredientes é fundamental para garantir uma refeição de qualidade. O Creme de Ricota Galbani possui o verdadeiro sabor do queijo fresco. Além disso, sua consistência mais cremosa e densa garante que o recheio fique no ponto certo: sem desmanchar e sem ficar duro.
Uma dica de como fazer um canelone recheado é adicionar o recheio na extremidade da massa e, só então, enrolar até o final. O Creme de Ricota Galbani também pode ser usado no molho que será despejado por cima da massa de canelone. Basta misturá-lo com o creme de leite e o queijo parmesão. A dica final é salpicar um pouco de mussarela por cima para gratinar.
O canelone recheado com ricota e espinafre é a opção perfeita para servir no jantar. Ele possui um sabor ao mesmo tempo leve e acentuado. Sua apresentação também fica muito bonita, já que conta com o molho por cima e o queijo gratinado. Por isso, é uma ótima ideia de refeição para um jantar romântico.
Essa receita de canelone harmoniza bem com vinhos brancos mais encorpados e de acidez moderada. Alguns exemplos são o Pinot Grigio ou o Sauvignon Blanc. A combinação de vinhos com canelone de ricota com espinafre deixa qualquer jantar mais especial.