25 de outubro de 2024
A Itália é conhecida como o país das massas e a carbonara é, sem dúvidas, uma das mais conhecidas em todo o planeta. A receita faz sucesso por ter um sabor bastante intenso, promovendo uma rica experiência gastronômica ao paladar. Tradicionalmente, a carbonara consiste em macarrão espaguete com um molho especial preparado com ovos, pimenta-preta, queijo e bochecha de porco ou bacon.
Os primeiros registros da receita datam dos anos 1940 e acredita-se que ela tenha surgido em meio à Segunda Guerra Mundial. Segundo a teoria, o macarrão à carbonara teria sido inventado como uma forma de variar um pouco a alimentação dos soldados britânicos e americanos na Itália, que consistia basicamente em macarrão e bacon (alimento trazido pelos norte-americanos). A receita se popularizou pelo mundo e hoje o macarrão carbonara é a massa preferida de muitas pessoas.
Veja também: 10 pratos para ter uma verdadeira experiência gastronômica na Itália
A receita de macarrão carbonara é bem simples, mas é preciso ter atenção. Um dos grandes segredos para o prato ficar perfeito é lembrar de guardar um pouco da água do cozimento do macarrão para incluir no preparo do molho. Essa água vai ajudar a dar o ponto do molho carbonara, que precisa ser suculento e cremoso. Na hora de mexer o macarrão com a mistura de ovos e a água do cozimento, faça delicadamente para garantir que tudo incorpore bem. A decoração com lascas de grana padano dá um toque especial de sabor e beleza para o macarrão carbonara.
A receita original de macarrão à carbonara não leva creme de ricota, mas esse ingrediente pode ser incorporado para dar mais cremosidade ao prato. O produto é um derivado do leite de sabor bem leve e consistência pastosa. O Creme de Ricota Galbani é suave e delicioso, deixando a carbonara ainda mais cremosa com sua consistência super macia.
Tradicionalmente, o queijo usado no macarrão carbonara é o pecorino. Porém, ele tem um sabor extremamente intenso e mais salgado. Por isso, é muito comum substituí-lo pelo grana padano. Ele também é um queijo de sabor intenso e salgado, mas em um nível mais suave que o pecorino. O grana padano apresenta uma deliciosa textura granulosa e gosto bem marcante, que consegue trazer um toque especial para a receita de macarrão carbonara. O Queijo Grana Padano Galbani é importado da Itália diretamente dos produtores autorizados a produzi-lo, garantindo assim o selo DOP de qualidade. O produto da marca n°1 de queijos na Itália passa por um processo de fabricação 100% natural e 12 meses de maturação, garantindo um acentuado sabor delicado, fresco e levemente adocicado.
Veja também: Conheça os principais tipos de queijos italianos
Massas e vinhos é uma combinação que sempre dá certo, mas funciona melhor ainda quando se sabe harmonizar. O macarrão carbonara é um prato de sabor muito intenso. Afinal, conta com ingredientes bem marcantes como pimenta, queijo grana padano e bacon. A dica é apostar em vinhos que sejam mais estruturados e encorpados, pois eles conseguem equilibrar os sabores e acentuar o gosto de cada ingrediente. Para os fãs de vinhos tintos, o Merlot é uma ótima opção. Já dentre os brancos, vale investir no Chardonnay.
Veja também: Descubra qual é o tipo de vinho ideal para cada massa