25 de outubro de 2024
Sobrecoxas de frango assadas e empanadas com crosta de farinha panko e queijo parmesão. Preparadas com alho, cebola, alecrim, mostarda, azeite, vinho branco e temperos.
Sobrecoxa de frango é um prato clássico na culinária brasileira. Esse corte é um dos mais suculentos e carnudos que tem, o que explica seu sucesso nas mesas dos brasileiros. Além de delicioso, esse clássico dos almoços de domingo em família tem a vantagem de ser muito versátil. Uma das inúmeras formas de preparo é a sobrecoxa de frango com crosta de parmesão e ervas.
Trata-se de uma espécie de frango empanado, mas sua casquinha é feita com farinha panko e queijo parmesão, além de ervas especiais. Seu preparo é bastante simples e garante um resultado bem diferente do que estamos acostumados a comer no dia a dia. Por isso, a sobrecoxa de frango com crosta de parmesão é a opção ideal para quem quer usar a criatividade e inovar no almoço em família com essa carne deliciosa que todo mundo ama.
Para preparar a crosta de parmesão, você deve misturar bem a farinha panko, as ervas picadas e o queijo parmesão em uma tigela. Isso vai criar uma farinha mais grossa que será usada para empanar. Depois, você deve cobrir todas as sobrecoxas com a mistura. Pressione bem com as mãos para dar bastante volume e tenha certeza de que a peça está 100% coberta. Então, é só levar todos os pedaços de sobrecoxa de frango ao forno por cerca de 15 minutos. Isso vai fazer com que a casquinha fique bem douradinha e crocante.
A farinha panko tem uma textura naturalmente com mais crocância, o que ajuda a dar esse resultado final. Além dela, o queijo parmesão também apresenta essa mesma característica. Sua textura é mais granulada e irregular, garantindo essa casquinha bem deliciosa. O Queijo Parmesão Galbani, marca nº1 de queijos na Itália, é a opção perfeita para o preparo da crosta de queijo. Ele tem uma crocância excelente, além de um sabor intenso e levemente adocicado que traz um toque marcante ao paladar.
Veja também: Como saber se o queijo parmesão é bom? Dicas para nunca mais errar na escolha
A sobrecoxa de frango já é um corte naturalmente suculento, mas sempre dá para incrementar ainda mais o seu sabor. A primeira dica é cobrir com um papel alumínio na hora de levar ao forno. Isso evita a desidratação e ajuda a manter todo o vapor dentro da peça, garantindo que ela asse completamente e por igual. A segunda sugestão para deixar a sobrecoxa assada mais suculenta é regá-la com vinho branco antes de levar ao forno. Esse cuidado também ajuda a hidratar a carne e ainda traz mais aroma para a peça. Por fim, vale deixar a sobrecoxa marinando na geladeira com os temperos por cerca de 30 minutos antes de levar ao forno. Isso intensifica o sabor, deixando o resultado final com um tempero bem mais marcante.
Veja também: Escondidinho de frango cremosa com creme de ricota gratinado
A sobrecoxa com crosta de parmesão é a grande estrela do prato, mas sempre vale a pena apostar em alguns acompanhamentos para tornar a refeição ainda mais especial. O arroz branco é um clássico que sempre funciona, assim como a salada verde. O purê de batata é outra opção que fica deliciosa com a sobrecoxa assada, trazendo um toque de cremosidade ao paladar.
Farofa de milho, vinagrete e batatas fritas também podem ser ótimos acompanhamentos para essa receita especial. Vale ainda investir em legumes salteados e couve-flor gratinada para acompanhar o prato. Molhos como o de gorgonzola, maionese de ervas e barbecue também são ótimos para dar ainda mais textura e sabor para a sobrecoxa com crosta de parmesão.