25 de outubro de 2024
Escondidinho de frango com massa de purê de batata. Recheio preparado com frango desfiado, alho, tomate, salsinha e creme de ricota. Finalizado com queijo mussarela e queijo parmesão.
O escondidinho de frango é um clássico da culinária brasileira! A receita que “esconde” um recheio coberto por uma camada de purê de batata agrada a todos os paladares, graças a sua textura super cremosa e seu sabor marcante. Não se sabe exatamente qual é a história do escondidinho, mas acredita-se que tenha surgido na região Nordeste do Brasil.
Os nordestinos foram os responsáveis por desenvolver e aprimorar a receita, fazendo-a se espalhar rapidamente por todo o país. Existem diversas versões de escondidinho, como aquelas que usam carne seca no recheio e macaxeira no lugar da batata. Dentre todas as possibilidades, o escondidinho de frango é um dos mais populares por ter uma carne mais leve e bem versátil. Para muitas famílias brasileiras, o almoço de domingo não está completo se não tem um escondidinho na mesa!
O preparo do escondidinho é separado em três partes. A primeira consiste no preparo do purê de batata. Basta misturar bem o tubérculo com Manteiga Galbani e creme de leite na panela, sem esquecer dos temperos que dão um toque especial. Em seguida, deve-se preparar o frango – e é aí que muita gente erra! Para fazer um escondidinho de frango cremoso, deve-se adicionar algum ingrediente de consistência mais pastosa durante o preparo do recheio. Caso contrário, o frango vai ficar bem seco e difícil de digerir. O segredo é apostar no creme de ricota para dar cremosidade ao prato.
Esse queijo derivado do soro do leite apresenta uma consistência pastosa e um sabor bem levinho. Assim, ele garante mais maciez na receita sem se sobressair em relação ao frango. O melhor de tudo é que, além de cremoso e gostoso, o creme de ricota também é um alimento pouco calórico e com baixos níveis de gordura. A última etapa para ter o escondidinho de frango perfeito é a montagem. Deve-se colocar o recheio primeiro e finalizar com o purê de batata por cima com queijo para gratinar
Na hora de preparar seu escondidinho de frango, opte pelo Creme de Ricota Galbani, marca nº1 de queijos na Itália. O produto traz o sabor suave do verdadeiro queijo fresco. Sua textura leve e cremosa o torna ideal para dar maior cremosidade no escondidinho e em outras receitas, como sanduíches, molhos e pastas.
Veja também: Como usar creme de ricota na dieta?
Depois de montar o escondidinho de frango cremoso com creme de ricota, é hora de gratinar a receita. O queijo mussarela tem uma maior facilidade de derretimento quando entra em contato com o calor. Por isso, ele é muito indicado na hora de gratinar pratos. Para deixar a receita ainda mais saborosa, vale salpicar também o queijo parmesão. Esse produto tem uma consistência firme e dura, além de uma crocância bem característica. Assim, o parmesão ajuda a dar aquela crostinha deliciosa no topo do escondidinho de frango.
O Queijo Mussarela Galbani tem sabor suave e o ponto de derretimento ideal para gratinar. Ele já vem em fatias soltinhas que facilitam bastante na hora de espalhar o queijo por cima do escondidinho. Já o Queijo Parmesão Galbani tem sabor intenso e levemente adocicado. Sua crocância e frescor característicos o tornam perfeitos para gratinar pratos, dando um toque especial em qualquer receita.
Veja também: 8 curiosidades sobre o queijo mussarela