A lasanha é um daqueles pratos versáteis, suculentos e que todo mundo ama! O clássico da culinária italiana é o almoço perfeito para qualquer momento da semana, seja em um encontro de família no fim de semana ou na correria da rotina. Preparar uma lasanha caseira é a melhor forma de aproveitar todo o sabor fresco e maravilhoso que a massa proporciona, Porém, existe uma dúvida que costuma surgir ao cozinhar a receita: como montar a lasanha do jeito certo?
O prato é organizado em camadas de massa e recheio, mas existe uma ordem adequada de montagem. Se não fizer do jeito certo, as camadas podem desmanchar, partir ou até mesmo grudar demais, perdendo aquela aparência clássica. A boa notícia é que, com alguns truques, fica bem mais fácil. Aprenda como montar lasanha a seguir!
Veja também: 11 receitas de lasanha para ocasiões especiais
Como montar a lasanha perfeita? Comece preparando massa e recheio
Antes de montar a lasanha, é importante que tanto a massa quanto o recheio já estejam prontos. A montagem é a penúltima etapa do processo, antecedendo apenas a hora de levar o refratário ao forno. A massa de lasanha pode ser pré-pronta ou caseira, dependendo do seu gosto e interesse. Se for uma massa seca, a dica é botar um pouco mais de molho para evitar que resseque. Deixe também o recheio já separado, cumprindo as medidas indicadas na receita que você está seguindo para evitar que falte. Separe também o queijo que será usado tanto no recheio quanto para gratinar.
Veja também: Lasanha de Ricota com Espinafre e Bacon
Escolha do refratário influencia na montagem da lasanha
O ideal é optar por uma travessa larga e funda para fazer lasanha. Isso garante uma maior quantidade de camadas e permite que elas se espalhem bem pelo refratário. A travessa 5,2 x 18,4 x 30 cm é uma sugestão que funciona bem para lasanha. É claro que você também pode inovar com refratários de tamanhos e formatos diferentes, mas essa é uma medida clássica que não tem erro.
Como montar uma lasanha: veja a ordem correta das camadas!
O segredo de como montar lasanha está na ordem das camadas. A primeira sempre deve ser de molho. Se você colocar a massa na base, é capaz de ela grudar na travessa. O ideal é que a massa venha na sequência, por cima do molho. A partir disso, você deve começar a alternar as camadas de molho e massa. Veja um esquema de como montar lasanha:
- Coloque uma concha de molho no fundo da travessa;
- Faça uma camada com massa. A dica é evitar ao máximo deixar espaços em aberto pois isso pode atrapalhar a organização e a hora de cortar;
- Coloque mais uma camada de molho;
- Nesse momento, você pode adicionar fatias de queijo e/ou presunto, além de outros ingredientes que desejar incluir como camada de sua lasanha;
- Coloque mais uma camada de massa;
- Continue repetindo a sequência até acabar;
- A última camada deve ser de massa. Por cima dela, salpique queijo ralado para gratinar. Nesse momento você também pode adicionar outros ingredientes de finalização, como manjericão e salsinha. Depois, é só levar a lasanha ao forno.
Atenção na escolha do queijo para gratinar lasanha
Colocar queijo na última camada da lasanha é sempre uma ótima ideia, pois isso dá aquela gratinada deliciosa que deixa a receita muito mais irresistível. Mas você sabia que existem alguns queijos que são melhores que outros para essa função? A mussarela é uma das mais indicadas, pois tem facilidade para derreter quando submetida a altas temperaturas. Por isso, consegue gratinar rapidamente e traz aquela “puxadinha” de queijo deliciosa! O parmesão também é muito indicado quando ralado, pois ele tem uma textura naturalmente crocante que proporciona mais textura ao paladar quando gratinado.
Uma dica final de como montar a lasanha perfeita é investir sempre em ingredientes de alta qualidade. O Queijo Mussarela Galbani, marca nº1 em queijos na Itália, tem um sabor bem suave e delicado, além de uma textura super macia. Ele tem o ponto de derretimento ideal e já vem em fatias soltinhas que facilita seu uso na montagem de lasanhas. Já o Queijo Parmesão Galbani tem um sabor mais intenso e levemente adocicado. Sua textura é bem crocante e deliciosa, garantindo um toque irresistível para a lasanha!