Queijo fundo direito Queijo fundo direito

Qual é o queijo mais saudável para dieta?

13 de dezembro de 2024

Por Galbani

Na imagem, há uma torradinha com creme de ricota e duas rodelas de tomate

Muitas pessoas se perguntam qual é o queijo mais saudável para incluir na alimentação. No geral, esse laticínio é uma ótima fonte de proteínas, cálcio e mais nutrientes e, por isso, é indicado para dietas com diferentes objetivos. Alguns tipos de queijo têm propriedades que os tornam mais benéficos para a dieta do que outros. Saiba mais! 

Qual queijo mais saudável?

A ricota, o queijo cottage e o queijo minas são considerados os mais saudáveis para dietas de déficit calórico, pois são queijos frescos pouco calóricos, com uma boa quantidade de água em sua composição e um baixo teor de gorduras. Eles também são boas fontes de proteínas e cálcio, além de apresentarem ótima digestibilidade. 

Qual o melhor queijo para quem quer emagrecer? 

Quem quer emagrecer deve apostar principalmente em queijos com menores níveis de gorduras e calorias. Por isso, o queijo cottage e a ricota são sempre os mais indicados. O queijo cottage apresenta, em média, 98 calorias a cada 100g de produto. Enquanto isso, a ricota ou o creme de ricota costumam ter cerca de 140 calorias a cada 100g. O número é ainda menor no creme de ricota light, que tem aproximadamente 100 calorias a cada 100g. 

Veja também: O que tem mais proteína: ricota ou queijo cottage?

Qual o melhor queijo para se comer na dieta de hipertrofia?

Quem busca o crescimento de músculos no corpo tem que escolher um queijo saudável que seja rico em proteínas. Afinal, esse nutriente é o responsável por promover o aumento/manutenção das fibras musculares, garantindo assim o ganho de massa magra e a hipertrofia. Para essa finalidade, o queijo mais saudável continua sendo o cottage ou a ricota. 

Os dois são produtos altamente proteicos e grandes aliados na dieta. O queijo cottage tem cerca de 9g de proteínas a cada 100g, enquanto o creme de ricota apresenta aproximadamente 6g na mesma proporção. Já o creme de ricota light tem, em média, 7g de proteínas a cada 100g. 

Veja também: Qual a diferença entre creme de ricota e requeijão cremoso?

Queijo saudável: não fique preso apenas em uma opção! 

A ricota, o cottage e o queijo minas são os maiores exemplos de queijos saudáveis que existem por conta de suas propriedades. Os três podem ser consumidos em maiores quantidades até mesmo por quem deseja emagrecer, pois possuem uma baixa densidade calórica e dão sensação de saciedade graças às proteínas (apesar de que é sempre importante ter moderação). O ideal é alterná-los na dieta, pois esse revezamento evita que você enjoe de comer a mesma comida todos os dias. 

Isso não significa que você deve se restringir apenas a esses laticínios. Queijos como mussarela e feta, por exemplo, também possuem bons níveis de proteínas e não são muito calóricos. Já o parmesão e o pecorino apresentam elevados índices de cálcio. O importante é sempre ter moderação e, de preferência, conversar com um nutricionista para saber quais tipos de queijos podem ser incluídos na sua dieta seguindo a quantidade ideal. 

Inclua Creme de Ricota Galbani na dieta para deixar sua vida mais saudável 

Ter um potinho de creme de ricota na geladeira é sempre uma boa ideia! Além de ser proteico e baixo em calorias e gorduras, esse laticínio ainda tem pouco sódio em sua composição graças ao nível pequeno de sal. Ao mesmo tempo, é delicioso e de textura bem cremosinha. 

Creme de Ricota

Saiba mais

Creme de Ricota Light

Saiba mais

O Creme de Ricota Galbani tem o sabor suave do verdadeiro queijo fresco. Leve e cremoso, ele fica perfeito quando servido em pães e torradas, no recheio de omeletes e tapiocas ou no preparo de molhos e patês. O Creme de Ricota Galbani Light, por sua vez, apresenta uma maior redução de gordura em sua composição enquanto continua mantendo o sabor delicioso desse queijo saudável. 

Veja também: Como usar creme de ricota na dieta? 

Queijo fundo esquerdo

Produtos

Queijo fundo direito