13 de dezembro de 2024
Carrot cake preparado com cenoura, ovos, óleo, açúcar, farinha de trigo e fermento. Coberto por chantilly de Creme de Ricota Galbani com creme de leite fresco, açúcar de confeiteiro e baunilha.
Para o bolo
Para o chantilly
O bolo de cenoura é um dos doces mais apreciados pelos brasileiros, sendo frequentemente servido em lanches da tarde, na sobremesa e até no café da manhã. Porém, se você encontrar por aí um carrot cake, não se engane: apesar dos nomes serem os mesmos em línguas distintas, são dois doces diferentes. O bolo de cenoura que estamos mais acostumados a encontrar no Brasil é feito com as rodelas de cenoura trituradas no liquidificador, enquanto o carrot cake é preparado com a cenoura já ralada.
Além disso, a versão americana conta com sabores extras graças às especiarias utilizadas na massa, como canela, gengibre, cravo e noz-moscada. Outra grande diferença é que, ao contrário do tradicional bolo de cenoura com cobertura de chocolate, o topo do carrot cake conta com um chantilly feito de cream cheese ou creme de ricota. Assim, o carrot cake até lembra o bolo de cenoura fofinho, mas possui preparos e sabores diferentes.
Veja também: Receita de rocambole de goiabada com queijo
O preparo do carrot cake é bem parecido com o de um bolo de cenoura tradicional, com a diferença dos ingredientes. Coloque as cenouras já raladas no liquidificador junto dos ovos, açúcar e óleo. Os ingredientes sólidos (farinha, fermento, sal e canela) devem ser peneirados e misturados em uma tigela à parte. Apenas depois deve-se juntar a parte líquida na tigela, mexendo bem com um fouet ou espátula.
Uma dica na hora de preparar seu carrot cake é escolher bem as cenouras. As frescas e orgânicas são mais doces, então pode ser uma boa ideia caso queira uma sobremesa bem docinha. Já as mais maduras são indicadas para quem quer um sabor menos doce. Outro segredo para o carrot cake ficar perfeito é acertar o tempo de forno da massa: cerca de 45 a 50 minutos. Para ter certeza de que ele está pronto, espete o centro com um palito. Se ele sair molhado, deixe por mais tempo; se sair limpo, pode retirar do forno.
O creme de chantilly por cima do carrot cake é uma característica marcante dessa receita. Normalmente, utiliza-se o cream cheese, mas o creme de ricota entra como uma alternativa mais saudável. O produto tem poucas calorias e é uma ótima fonte de proteínas, sendo que a versão light tem um teor ainda menor de gorduras. Ao mesmo tempo, sua textura é super macia e cremosa, o que ajuda a dar o ponto perfeito do chantilly.
Antes de mexer os ingredientes, coloque a tigela de metal no congelador por 15 minutos. Isso é importante porque a tigela gelada evita que o chantilly derreta. Primeiro, deve-se bater o creme de leite, o açúcar e a essência de baunilha. Depois, adicione o creme de ricota e misture bem até que o chantilly fique bem homogêneo.
O Creme de Ricota Galbani, marca nº1 de queijos na Itália, possui uma excelente textura cremosa e pastosa. Ele traz o sabor do verdadeiro queijo fresco, garantindo um toque de sabor delicado a qualquer receita, como a de chantilly do carrot cake. Além de versátil e delicioso, o Creme de Ricota Light Galbani apresenta um percentual ainda mais reduzido de gorduras em sua composição.
Veja também: Como usar creme de ricota na dieta? Receitas fáceis para aderir
Quer preparar uma reunião de fim de ano e não sabe que sobremesa preparar? O carrot cake é a solução! Essa versão americana do doce começou a fazer muito sucesso no Brasil nos últimos anos por ser bem macia, levinha e deliciosa. A sobremesa foge do bolo de cenoura tradicional, trazendo um diferencial para a refeição.
Além disso, a massa fofinha e a suavidade do chantilly de creme de ricota agradam qualquer paladar. Toda essa delicadeza faz da sobremesa a opção perfeita para servir em encontros regados a muita comida, pois garante um sabor delicioso sem pesar demais. O carrot cake pode ser servido até mesmo como sobremesa da ceia de Natal, trazendo um toque diferente para a noite especial.