13 de dezembro de 2024
Cheesecake de Creme de Ricota Galbani assado com ovo, farinha de trigo, açúcar e extrato de baunilha com massa de biscoito de maisena e manteiga.
Para a massa:
Para a cheesecake:
Finalização:
Não é à toa que o cheesecake é a sobremesa preferida de tantas pessoas: a torta de queijo consegue ser ao mesmo tempo leve, massuda, cremosa e super deliciosa! A base macia e crocante é preparada feita de biscoito maisena e manteiga derretida. Já a torta em si normalmente é feita com uma mistura de farinha, ovos, açúcar, cream cheese e algum outro ingrediente para dar mais sabor, como o extrato de baunilha. Porém, o cheesecake de ricota tem feito cada vez mais sucesso por seus bons valores nutricionais.
O creme de ricota é um derivado do queijo de consistência pastosa e encorpada. Ele é conhecido por ser menos calórico e ter mais proteínas do que o cream cheese. Outra vantagem é que também tem um nível menor de sódio, já que sua concentração de sal é mais baixa. Por isso, o creme de ricota é um ótimo substituto para quem quer comer um cheesecake mais saudável.
Veja também: Como usar creme de ricota na dieta? Receitas fáceis para aderir
Além de ser um alimento mais nutritivo, o creme de ricota também apresenta uma consistência bem pastosa e macia, que lembra a do cream cheese. É por isso que a substituição não traz nenhuma mudança na textura do cheesecake. Já o sabor do creme de ricota é um pouco mais leve e suave, enquanto o cream cheese costuma ser mais ácido.
O Creme de Ricota Galbani, marca nº1 de queijo na Itália, tem o sabor suave do verdadeiro queijo fresco. Ele apresenta uma textura macia e super delicada ao paladar, sendo assim um alimento versátil para uma variedade de receitas. Existe ainda o Creme de Ricota Light Galbani, que apresenta um teor ainda mais baixo de gorduras.
Veja também: Ricota e queijo cottage são a mesma coisa?
Para fazer o cheesecake de ricota perfeito, é importante bater bem todos os ingredientes (Creme de Ricota Galbani, ovos, farinha de trigo, açúcar e baunilha). A dica é bater sempre em velocidade baixa para garantir uma mistura bem homogênea e sem talhar. Já para fazer a base, você precisa bater o biscoito maisena em um processador até formar uma espécie de farofa. Apenas depois disso deve-se adicionar a manteiga derretida.
Depois de colocar a massa na forma e adicionar o creme por cima, é hora de colocar a cheesecake no forno por cerca de 45 minutos. Ao final desse tempo, ela deve estar dourada por fora e firme no centro. A cheesecake de ricota já fica uma delícia logo depois que sai do forno, mas adicionar geleia de amora com folhas de hortelã acrescenta um sabor ainda mais marcante e refrescante para a sobremesa especial.
Caso sobre cheesecake ou você tenha preparado a sobremesa algumas horas antes do evento onde será servida, você deve guardá-la sempre na geladeira para conservar suas propriedades. O ideal é cobrir a sobremesa com um filme plástico ou papel alumínio antes de colocar na geladeira, pois esse cuidado evita a absorção de outros odores, preserva a umidade e prolonga a vida útil. Um recipiente hermético que comporte o doce também pode ser indicado. Seguindo essas dicas, o cheesecake pode durar até 2 dias na geladeira.
Já se você preparou a cheesecake para vender ou consumir após um intervalo maior de tempo, dá para congelar. Depois que a torta sair do forno, deixe que ela esfrie e cubra com plástico filme. Em seguida, leve-a ao congelador. Quando já estiver bem congelada, vale a pena retirar a cheesecake da forma, embrulhar em um papel alumínio e colocar em um saco plástico. Na hora de descongelar, faça gradualmente: retire a cheesecake do congelador e, ainda embalada, deixe-a por cerca de 4 horas na geladeira. Depois disso, já pode remover o saco plástico e o alumínio e servir a cheesecake gelada.
Veja também: Pode congelar queijo?