21 de novembro de 2024
Lasanha de abobrinha preparada com lâminas de abobrinhas grelhadas, recheada com Creme de Ricota Galbani, temperado com parmesão, sal e pimenta do reino e sobre um molho de tomate e gratinado no forno com Queijo Parmesão Galbani
A lasanha de abobrinha com creme de ricota é uma das muitas variações desse prato clássico da culinária italiana. A receita original de lasanha surgiu no século XIV, na cidade de Nápoles, na Itália. Aos poucos, a massa foi se expandindo pelo território italiano e para o mundo todo, ganhando novas versões. Lasanha de frango, à bolonhesa e 4 queijos são algumas das mais conhecidas e reproduzidas, mas existem várias outras versões bem diferentes e deliciosas – como a lasanha de abobrinha, que substitui a massa de farinha e ovos por abobrinha fatiada em lâminas.
A abobrinha é um alimento com percentuais muito baixos de calorias e gorduras. Por isso, é uma ótima opção para quem adora comer lasanha mas busca uma opção mais saudável. A lasanha de abobrinha também pode ser aproveitada em cardápios vegetarianos porque não leva carne no recheio, que é composto de creme de ricota, queijo parmesão, sal e pimenta. Além disso, o prato tem um sabor bem delicado e suave, trazendo leveza e frescor ao paladar. A receita de lasanha de abobrinha é a pedida perfeita para um almoço de domingo especial em família!
A lasanha de abobrinha com carne moída e a lasanha de abobrinha com frango já são bem conhecidas. Porém, a receita de hoje não leva carne no recheio: o protagonista é o creme de ricota, um derivado do queijo produzido a partir do soro do leite. Seu sabor é bem leve e suave, combinando com a delicadeza da abobrinha. Já sua consistência mais pastosa e encorpada ajuda a deixar o recheio super cremoso sem pesar o prato.
O Creme de Ricota Galbani de produção brasileira traz o verdadeiro sabor do queijo fresco. Além de ser suave e delicioso, sua consistência é bem cremosa e macia. Assim, o creme de ricota é perfeito para recheios de lasanha, seja de abobrinha ou de massa tradicional.
O creme de ricota é um alimento muito recomendado por nutricionistas por seu baixo teor de calorias e gordura. Esse laticínio também tem pouca quantidade de sódio em sua composição, já que não possui muito sal. Ao mesmo tempo, o creme feito de ricota apresenta uma boa concentração de fibras e cálcio. Por isso, é considerado uma opção saudável para dietas com foco em perda de peso ou ganho de massa magra.
Veja também: Como usar creme de ricota na dieta?
O queijo parmesão dá um toque extra para a receita de lasanha de abobrinha com creme de ricota. Esse laticínio tem um sabor intenso, sequinho e salgado. Quando combinado com o creme de ricota, traz ainda mais frescor para o paladar, além de deixar o recheio mais marcante. O queijo parmesão também apresenta textura crocante e um toque levemente amanteigado, características que o tornam perfeito para gratinar pratos como a lasanha de abobrinha.
Veja também: Quantos tipos de queijo parmesão existem?
A lasanha de abobrinha pode ser servida com alguns acompanhamentos que deixam a refeição ainda mais completa. Uma das melhores opções é a salada verde ou a salada caesar, que são levinhas e combinam bem com a delicadeza do prato. Se quiser tornar seu almoço ainda mais saudável, vale apostar em legumes assados para complementar. Arroz à grega, bruschettas e torradinhas também são opções leves e deliciosas.
Para deixar o almoço ou jantar mais especial, nada como um bom vinho para acompanhar. Vinhos brancos e encorpados, como o Chardonnay, harmonizam bem com a receita de lasanha de abobrinha. Para os fãs dos tintos, rótulos mais delicados como o Pinot Noir são os mais indicados. A mistura de lasanha de abobrinha com vinho proporciona uma rica experiência gastronômica e uma explosão de sabores que se complementam no paladar.