13 de dezembro de 2024
Tiramisú preparado com Creme de Ricota Galbani, açúcar e creme de leite fresco. Recheado com biscoito de champanhe umedecido em licor de café e café, coberto por cacau em pó.
O tiramisú é a sobremesa perfeita para quem gosta de doces cremosos e de café. Esse clássico da culinária foi criado na Itália e sua história é relativamente recente. Apesar de sua origem não ser bem estabelecida, os primeiros registros da receita de tiramisú só começaram a ser feitos a partir da segunda metade do século XX.
Uma das teorias diz que a sobremesa foi criada nos anos 1960 no restaurante “Alle Beccherie” em Veneto. Há quem diga ainda que o tiramisú foi inventado em um outro restaurante localizado em Treviso nos anos 1950. Seja qual for a sua verdadeira origem, o fato é que a receita se espalhou por todo o país e não demorou muito para começar a fazer sucesso no mundo inteiro. Hoje em dia, o tiramisú é considerado o doce mais emblemático da culinária italiana.
O verdadeiro tiramisú é preparado com biscoitos champanhe, que devem ser mergulhados em uma mistura de café e licor de café (apesar de que o licor é opcional). Já o seu delicioso creme tradicionalmente é preparado à base de queijo mascarpone, mas esse produto pode ser substituído por outros alimentos, como o creme de ricota. Ele é misturado com açúcar e creme de leite, criando assim uma consistência suave, cremosa e macia.
O tiramisú é um doce organizado em camadas: primeiro vem os biscoitos e depois o creme, seguindo essa ordem até que os ingredientes terminem. É importante que a última camada seja de creme, pois a sobremesa é finalizada com cacau em pó salpicado por cima. O preparo do tiramisú é extremamente fácil e rápido, mas ele deve ficar na geladeira por no mínimo 4 horas para firmar bem. A dica é preparar o tiramisú um dia antes da refeição em que ele será servido.
O significado de “tiramisú” tem a ver com os ingredientes da receita. A palavra quer dizer “levanta-me” ou “puxe-me para cima” em italiano. O termo faz uma referência ao fato de que alguns dos principais ingredientes usados no doce ajudam a dar energia: café, açúcar, ovos (que são usados na receita original) e queijo.
Veja também: Receita de rocambole de goiabada com queijo
Na versão tradicional da receita, tiramisú é feito com queijo mascarpone. Porém, esse produto não é tão fácil de encontrar no Brasil e costuma ter um preço mais caro. Por isso, a dica é optar por outros produtos para substituí-lo, como o creme de ricota. Esse laticínio é um derivado do queijo de gosto suave e textura pastosa. Assim, seu uso no tiramisú não altera tanto o sabor e mantém toda a cremosidade característica da sobremesa.
O Creme de Ricota Galbani, marca nº 1 de queijos na Itália, tem o sabor suave do verdadeiro queijo fresco. Além do gosto delicioso, possui uma textura levinha e super cremosa, ideal para o preparo de receitas repletas de cremosidade como o tiramisú. O Creme de Ricota Galbani é versátil, saboroso e ideal para o preparo tanto de pratos salgados quanto doces.
Veja também: Como usar o creme de ricota na dieta? Receitas fáceis de aderir