Queijo fundo direito Queijo fundo direito
Italianas

Salada de Rigatoni com Creme de Ricota ao Limone e Lascas de Grana Padano

25 de outubro de 2024

Por Galbani

Na imagem, há uma salada de macarrão rigatoni com creme de ricota e queijo grana padano
Duração

4 a 6 porções

Porções

30 min.

Produtos

Creme de Ricota
Grana Padano

Salada de macarrão rigatoni preparada com creme de ricota, azeite, suco de limão e raspas de limão siciliano. Finalizado com folhas de rúcula, alho frito e lascas de queijo grana padano.

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Cozinhe o macarrão rigatoni de acordo com as instruções da embalagem.
  2. Em uma frigideira adicione 1 colher de sopa de azeite e frite os alhos laminados até que fiquem dourados e reserve.
  3. Em uma tigela, adicione o creme de ricota, o azeite restante, o suco do limão siciliano, as raspas de limão siciliano, sal e pimenta do reino a gosto e misture bem.
  4. Junte o macarrão já cozido e resfriado com o creme de ricota e limão e misture delicadamente, adicione as folhas de mini rúcula, as raspas de queijo grana padano e o alho frito.

Salada de rigatoni é receita ideal para inovar no preparo de massas

 

A salada de rigatoni com creme de ricota é a escolha perfeita para quem adora comer massa nos almoços de domingo mas quer fugir do tradicional. A receita é muito fácil de ser feita e fica pronta em apenas 30 minutos, sendo assim uma ótima solução para comer algo gostoso até mesmo nos dias mais corridos. O macarrão rigatoni é cilíndrico, tem massa grossa e apresenta algumas ranhuras em sua superfície. 

 

Ele lembra bastante o penne, mas tem formato de tubo. Esse “buraco” no meio o torna perfeito para pratos com molhos mais espessos e encorpados, já que eles conseguem aderir melhor na massa. É por isso que o molho de creme de ricota fica tão gostoso na salada de rigatoni. 

 

Creme de ricota deixa salada de macarrão rigatoni mais saudável 

 

Macarrão sempre combina com queijo e, por isso, os molhos preparados com o laticínio costumam cair muito bem em qualquer massa. O creme de ricota é um derivado do queijo produzido a partir do soro do leite. Sua consistência é mais pastosa e encorpada que a da ricota pura, o que o torna ideal para o preparo de molhos cremosos. Além de toda a maciez, o creme de ricota tem um sabor bem refrescante e suave. Esse gosto delicado ajuda a trazer um toque especial ao paladar sem pesar demais o prato, já que o rigatoni é uma massa naturalmente mais grossa.  

 

Outra vantagem do creme de ricota é que ele é um alimento bastante saudável. O produto tem um teor calórico muito baixo e apresenta poucos níveis de sódio e gorduras em sua composição. Ao mesmo tempo, é uma boa fonte de fibras, cálcio e proteínas. Por isso, o creme de ricota ajuda a tornar a receita bem mais nutritiva, sendo assim uma ótima opção para quem quer comer massa sem fugir da dieta. 

 

O Creme de Ricota Galbani, marca nº1 de queijos na Itália, apresenta o sabor suave do verdadeiro queijo fresco. Seu gosto é leve e delicioso, além de ser um produto bastante prático e versátil no dia a dia. A cremosidade e o paladar delicado desse queijo tornam o Creme de Ricota Galbani a solução perfeita para acompanhar diversos tipos de massas, seja na salada de rigatoni ou no recheio de lasanhas

 

Veja também: Ricota e queijo cottage são a mesma coisa?

 

Lascas de Grana Padano trazem sabor amendoado para a salada de rigatoni 

 

Queijo nunca é demais quando o assunto é massa! O grana padano é o toque especial na salada de rigatoni, pois ele consegue trazer um gosto mais marcante para a receita. Esse queijo italiano que passa por um longo período de maturação apresenta um sabor de intensidade acentuada e levemente adocicado. O grana padano conta ainda com notas frutadas e amendoadas que deixam qualquer prato com uma riqueza de sabores mais extraordinária. Pequenas lascas de grana padano já são capazes de transformar a salada de rigatoni em uma experiência gastronômica deliciosa. 

 

O Grana Padano Galbani apresenta o selo DOP (Denominação de Origem Protegida), o que indica que foi importado diretamente dos produtores italianos autorizados a fabricar esse produto. O queijo passa por um período de maturação de 12 meses, deixando seu sabor bastante intenso, delicado, fresco e levemente adocicado. Além de ser ideal para dar um gostinho especial na salada de rigatoni, o Grana Padano Galbani tem o ponto perfeito para gratinar pratos e compor receitas variadas, como risotos e lasanhas. 

 

Veja também: Grana Padano: 5 formas de usar o queijo italiano em receitas

Queijo fundo esquerdo

Produtos

Queijo fundo direito