O salpicão de frango é uma das receitas mais clássicas da ceia de Natal brasileira. O prato feito com frango desfiado e ingredientes variados traz muito frescor e sabor para as festas de fim de ano, que acontecem no verão.
Apesar de ser uma época deliciosa, muitas pessoas ficam com medo de exagerar na ceia e fugir demais da dieta. Mas você sabia que é possível fazer um salpicão fit tão delicioso quanto o tradicional? Aprenda como preparar essa receita saborosa e nutritiva para servir no Natal!
Quais os ingredientes utilizados na receita de salpicão de frango?
Apesar do salpicão ser um prato muito famoso e reproduzido no Brasil, ele costuma apresentar diferentes versões dependendo de quem o prepara. Cada pessoa pode acrescentar ou retirar alguns ingredientes de acordo com o gosto pessoal. Normalmente, a receita de salpicão leva frango, ervilha, milho, cenoura e batata palha na finalização. Além deles, outros ingredientes muito utilizados em seu preparo são azeitonas, uvas-passas, cebolas e batatas. Para dar a cremosidade do prato, costuma-se utilizar maionese ou creme de leite.
Receita de salpicão fit: creme de ricota substitui a maionese
O principal ingrediente que torna a receita de salpicão um pouco mais calórica é a maionese ou o creme de leite. Por isso, o segredo para preparar um salpicão fit é substituir por outro ingrediente cremoso e bem mais saudável, como o creme de ricota. Esse derivado do queijo apresenta uma consistência super cremosa, sabor delicado e refrescante, tornando o prato ainda mais leve.
O creme de ricota é considerado uma opção mais saudável por seus ótimos valores nutricionais. Ele apresenta índices muito baixos de calorias e gorduras, enquanto seu nível de proteínas é elevado. Além disso, o creme de ricota é rico em cálcio e vitaminas A, B, D e E. Portanto, a substituição da maionese ou do creme de leite pelo creme de ricota deixa o salpicão bem mais nutritivo.
O Creme de Ricota Galbani, marca nº1 de queijos na Itália, traz o sabor suave do verdadeiro queijo fresco. Prático e delicioso, ele pode ser usado no preparo de diversas receitas, incluindo o salpicão de frango fit. O produto é encontrado nas versões tradicional e Creme de Ricota Light Galbani, que mantém a textura cremosa e o sabor delicioso ao mesmo tempo que oferece um percentual ainda mais reduzido de gorduras.
Veja também: Como usar creme de ricota na dieta?
Como fazer salpicão fit? Confira passo a passo!
Ingredientes:
- 500g de peito de frango cozido e desfiado
- 200g de Creme de Ricota Galbani
- 1 cenoura ralada
- ½ xícara de ervilha
- ½ xícara de milho verde
- 1 maçã verde picada
- 1/2 xícara de salsão picado
- 1/4 xícara de nozes picadas
- 1/2 xícara de uvas-passas (opcional)
- 1 colher de sopa de mostarda Dijon
- Sal e pimenta a gosto
- Batata-doce palha para finalizar (opcional)
Modo de preparo:
- Dentro de uma tigela grande, misture o frango desfiado, a cenoura, as ervilhas, o milho verde, a maçã, o salsão, as nozes e as uvas-passas.
- Pegue um outro recipiente grande e misture o Creme de Ricota Galbani com a mostarda Dijon. Mexa bem até que o molho fique homogêneo.
- Jogue o molho sobre os ingredientes e misture bastante.
- Tempere a mistura com sal e pimenta a gosto.
- Despeje a mistura em um refratário e leve-o à geladeira por cerca de 30 minutos.
- Retire o refratário da geladeira e finalize com batata-palha, se desejar.
- Sirva o salpicão fit na ceia de Natal!
Ideias de acompanhamentos para salpicão de frango fit na ceia de Natal
O salpicão de frango fit já é uma receita super completa, mas sempre há espaço para bons acompanhamentos. O mais clássico é o arroz branco soltinho, que traz um complemento delicioso para o prato. Outro clássico da ceia de Natal que combina com o salpicão é a maionese de legumes, preparada principalmente com cenoura e batata.
O peru assado ou um pernil suculento também são ótimas sugestões que não podem faltar nessa comemoração e que combinam bastante com o salpicão de frango. Batatas coradas ou uma refrescante salada caesar são outras ideias fáceis de acompanhamento para esse clássico natalino. Para beber, a dica é apostar em vinhos brancos mais leves e frescos, como o Sauvignon Blanc.
Veja também: Como harmonizar queijos e vinhos?